segunda-feira, 7 de março de 2011

Gente inteliGente!

FOTO: Acessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Bebedouro
Equipe Aimirins: Aline Rocha, Luzia Cardoso, Renato Siviero e a entevistada Vereadora Sebastiana Camargo
Foi num maior clima descontraído que a EQUIPE AIMIRINS entrevistou no mês de fevereiro de 2011 a Vereadora Sebastiana Maria Ribeiro Tavares de Camargo do Partido Democratas, que além de Instrumentadora Cirúrgica também possui formação de Pedagoga. Com muita simpatia a vereadora nos recebeu em seu gabinete numa tarde super agradável. 
Sebastiana se mostra bastante preocupada com as questões que envolvem o MEIO AMBIENTE, diz que além de vereadora também é dona de casa (risos). "Em casa separamos o lixo orgânico do reciclável, não escovamos os dentes com a torneira aberta e não fazemos terapia do banho, quando minha filha demora eu bato na porta."
Quando questionada se no plano dos vereadores está a implantação da coleta seletiva, ela esclarece dizendo que infelizmente a cidade não tem a coleta, e diz que é uma reivindicação pessoal desde que assumiu o mandato. Sebastiana releva a importância da Cooperlimpo que é uma cooperativa que beneficia muitas pessoas mas que ainda não é o suficiente para atender a demanda da cidade. Também comenta da Patrulha Ecológica que realiza um belo trabalho de conscientização, e também fala dos catadores autônomos que muitas vezes são pessoas idosas ou com problemas mentais.
Falando na preservação do meio ambiente na cidade a vereadora cita a Lei Complementar Nº 73, de 04 de março de 2010 que garante no 1º artigo que os postos de serviço de lavagens e lubrificação de veículos, bem como as garagens, oficinas, instalações industriais  e outros estabelecimentos que manipulam óleo, graxa, gasolina e óleo diesel, ficam proibidos de escoar produtos resultantes dessa manipulação diretamente para as redes pluviais e redes de esgoto. No 2º artigo a Lei estabelece que ficam proibidos quaisquer descartes de óleo, graxa, gasolina e óleo usados em solos, águas superficiais, subterrâneas, em sistemas de esgoto ou evacuação de águas residuais, assim como as águas provenientes da lavagem de pisos de postos, garagens e instalações industriais, e dos tanques de lavagem de peças e assemelhados dos estabelecimentos a que se refere o Art. 1º.
No Parágrafo único a Lei diz que que o óleo e  a graxa retirada do tanque retentor devem ser acondicionados e enviados a empresas de refino de óleo devidamente cadastrados neste município. E no Art. 5º os Estabelicimentos a que se refere o art.1º em atividade à data em que esta Lei entra em vigor, terão o prazo de dois anos, a contar de sua vigência, para se adaptarem às presentes disposições.
Fizemos uma breve observação sobre a preservação das praças públicas na cidade, Sebastiana esclarece que seria muito importante antes de qualquer iniciativa conscientizar a população sobre as causas ambientais. Comenta ainda que inúmeras vezes já foram discutidos projetos que premiassem os moradores das ruas mais limpas da cidade com cestas básicas em forma de incentivo, também de direcionar voluntários para cuidarem das praças de seus bairros com parceria de Postos de Saúde da Família, Departamento de Meio Ambiente e limpeza municipal.
Perguntamos para a vereadora a sua opinião sobre a Estação Cultura que é um lugar de fácil acesso, com área coberta, área verde, museu, etc. ser um lugar pouco utilizado, a vereadora esclarece que para as coisas darem certo é necessário uma parceria ativa entre Departamento de Educação e Cultura e Departamento de Meio Ambiente e que o lugar poderia sim ser mais explorado beneficiando a população bebedourense.
A questionamos sobre sua opinião de nos bairros os moradores pudessem ter aulas de Educação Ambiental a noite nos centros comunitários, e de forma positiva afirma que "seria ótimo, pois assim esclarecíamos dúvidas da população e feita a devida orientação sobre vários temas, como a dengue que é um problema de saúde pública em nosso país, poderíamos ter resultados maravilhosos." 
Foi assim que a EQUIPE AIMIRINS encerrou a entrevista com a vereadora Sebastiana Camargo que além de super simpática se mostra consciente e atualizada com as causas ambientais de nossa cidade. Gente que faz a diferença!

Abraços verdes!
equipeaimirins@hotmail.com
Palestras - Consultoria - Oficinas - Execução de Projetos
Aline Rocha - Luzia Cardoso - Renato Siviero - Rafael Aguilar - Rafael Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário